sergio silva- pma-joao alves-caju-rotlua do caju-batalha-socorro-maria socorro-obrasNesta quinta-feira, dia 14, o prefeito João Alves Filho, acompanhado de secretários e equipe técnica visitou a obra da Rotatória do Caju na avenida Beira-Mar. O objetivo da reestruturação é melhorar a mobilidade de veículos, pedestres e ciclistas que utilizam a avenida e implantar o primeiro semáforo inteligente, e também estruturando a via para o primeiro corredor do Sistema BRT.

joao alves-caju-rotlua do caju-batalha-socorro-maria socorro-obras-O prefeito João Alves Filhos destaca que em pouco tempo a obra esteja concluída. “A previsão, segundo o engenheiro, é de em vinte dias estar pronto. Vai dar um alívio muito grande e facilitar o trânsito de forma substancial. É claro que durante a execução perturba. Nós vamos fazer a recuperação do asfalto na ponte, pois está havendo muitas reclamações. Essas intervenções sempre incomodam quando está fazendo, mas vai melhorar muito depois da execução”, disse o prefeito.

O gestor explica que com a obra concluída, o trânsito na região facilitará bastante, ficará bem mais acessível. “Hoje o tempo no semáforo perturba muito e agora completando essa obra vai passar fácil e boa parte do trânsito não vai mais precisar de semáforo. Aqui vai melhorar muito, pois o trânsito incomoda, sempre tem uns engarrafamentos tanto de um lado como do outro, com a nova rotatória agora isso vai desaparecer, o trânsito vai correr bem mais livre”, destacou.

O superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe, enfatiza que a obra já está em fase de conclusão. “A obra já está, praticamente, 70% concluída, acredito que em mais alguns dias a gente já está entregando a parte de pavimentação toda para a sociedade, ficando pendente apenas a parte de jardinagem. Enquanto isso, nós já estamos preparando também a parte de sinalização colocando os semáforos para reativar o sistema novo”, afirma.

O superintendente diz que Aracaju possuirá o primeiro semáforo inteligente. “Com isso a gente vai ter em Aracaju o primeiro semáforo inteligente realmente, e todo computadorizado para que melhore o fluxo e já pensando na implantação do Sistema BRT, com isso só nessa obra a gente reduz o quantitativo que tinha antes de cinco tempos semafóricos que serão reduzidos para dois. A quantidade de semáforos que eram oito vão ser reduzidos para três com seus repetidores, ou seja, isso dá uma fluidez maior no tráfego, melhorando o tempo de viagem e dando mais conforto aos motoristas”, conclui Nelson Felipe.

BRT

A obra na Rotatória do Caju é estruturante também para a implantação do corredor do Sistema BRT. O prefeito João Alves Filho explica que os ônibus que estão em funcionamento ainda não fazem parte do sistema concluído. “O que existe aí até agora não é o BRT, é uma fase experimental para ir corrigindo as falhas, porque o BRT completo tem que ter as faixas exclusivas, os pontos de paradas e finalmente o terminal. Tudo isso, e o terminal, por exemplo, pode chegar lá e saber quando é que o próximo ônibus está chegando, quantos minutos levam e uma série de coisas de tecnologia”, explica o gestor.

João Alves explica que a implantação dos semáforos inteligentes facilita muito o funcionamento do sistema. “O BRT quando tiver na plenitude e tiver chegando a sinaleira já dá o verde e ele passa, vai facilitar muito. E quando tiver instalado, há uma tendência da classe média se deslocar muito no BRT, porque fica um metrô de superfície. Enquanto está na fase experimental sempre tem aperfeiçoamentos a fazer. Daqui a uns sessenta dias, mais ou menos, nós estamos com ele implantado”, conclui.

Além do superintendente da SMTT, Nelson Felipe, acompanharam o prefeito na visita, a presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Socorro Cacho e o secretário municipal de Comunicação, Carlos Batalha, e outros.

Reprodução: www.imprensa1.com.br

Por: Secom da PMA

O post Prefeito João Alves Filhos destaca que em pouco tempo obras da Beira Mar estará concluída apareceu primeiro em Imprensa 1.

Via Imprensa1.com