Sabesp vai emprestar bombas que vão garantir abastecimento em Aracaju

Os governadores de Sergipe Jackson Barreto e o de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram nesta segunda-feira, 11, termo de empréstimo de equipamentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso). O termo faz parte da política de planejamento hídrico do Estado e garante o abastecimento da região metropolitana em caso de estiagem. Os equipamentos são dois flutuantes com conjuntos moto-bombas com vazão de 4 m³/s, que foram utilizados durante a crise hídrica de São Paulo e que não estão sendo utilizados no momento. Os aparelhos ficarão à disposição da Deso por seis meses sem custo para o Estado. Em conversa com Alckmin, Jackson informou que o Rio São Francisco é a principal fonte de capitação de água de Aracaju e de sua região metropolitana (Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão), um aglomerado urbano com mais de 1 milhão de habitantes. No entanto, a vazão do Rio vem reduzindo de forma signif..

Deputado cobra do Governo posição sobre venda da Deso

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) cobrou na sessão desta segunda-feira, 11, da Assembléia Legislativa, que o Governo se manifeste publicamente sobre a possível privatização da Deso. O parlamentar mostrou uma matéria publicada na edição desta segunda no Jornal Cinform mostrando que apesar do Estado negar a intenção de vender a estatal, os estudos para a viabilidade da privatização continuam a acontecer no BNDES. A matéria conta com posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Saneamento (Sindisan), do ex-vice-prefeito da capital sergipana, José Carlos Machado, e do presidente da OAB/SE, Henry Clay Andrade. “Está claro que o Governo esfriou as discussões, mas o contrato entre o BNDES e o Consórcio Sanear para os estudos está em vigor. Esperamos mais uma vez que o Executivo se manifeste oficialmente sobre o que pretende fazer com a empresa. Se for do interesse vender, que dê essa posição para a sociedade sergipana”, cobrou Georgeo. O parlamentar lembrou que o co..

Comissão da câmara discute mudanças no regimento interno

A Comissão para mudança do Regimento Interno da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) se reuniu na tarde desta segunda-feira, 11, para debater os últimos pontos referentes ao Regimento Interno. A Comissão, presidida pelo vereador Iran Barbosa (PT), contou com a participação dos vereadores e membros: Américo de Deus (Rede), Elber Batalha (PSB), Carlito Alves (PRB), além dos servidores Roberto Bomfim, Elias Aureliano e Sérgio Bezerra. Os vereadores Emília Correa (PEN) e o vereador Professor Bittencourt (PC do B), também fazem parte da Comissão, mas não puderam estar presentes. Após a reunião, a proposta de mudança no Regimento Interno da Câmara, será avaliada pela assessoria jurídica e encaminhada para votação em Plenário. O vereador Iran Barbosa, presidente da Comissão, falou sobre as necessidades de alteração do regimento interno. “É necessário fazer alterações no regimento interno, porque ele é um regimento muito antigo, que sofreu diversas alterações, virou uma espécie de colcha de re..

Joesley Batista é preso em Brasília

O empresário Joesley Batista passará os próximos quatro dias preso na superintendência da Policia Federal (PF), em Brasília. De acordo com a coluna ‘Poder’, da ‘Folha de S. Paulo’, Joesley está dividindo cela, sem banheiro e com um cano de água fria, com o executivo da J&F Ricardo Saud. Ao descer em Brasília, Joesley beijou um terço. Além do objeto religioso, o empresário levou apenas algumas roupas, produtos de higiene. Em depoimento ao Ministério Público Federal, o empresário relatou que possui mais gravações feitas com diferentes pessoas, alguns com relatos de crimes de terceiros. Os áudios estariam fora do Brasil, mas ele não foi questionado pelos procuradores sobre onde está esse material e como ele teria sido enviado para o exterior. Joesley disse que pode entregar todas as gravações. Reproduzido e adaptado: imprensa1.com Foto: google noticiasaominuto.com.br O post Joesley Batista é preso em Brasília apareceu primeiro em Imprensa 1.

Deputado Moritos Matos leva reivindicações de moradores do Recanto da Paz ao secretário Valmor...

O deputado Moritos Matos (PROS) esteve com o secretário de Infraestrutura, engenheiro Valmor Barbosa Bezerra para levar as reivindicações dos moradores do Loteamento Recanto da Paz, no Bairro Aeroporto, em Aracaju. “Eles solicitam que sejam feitas obras de pavimentação e urbanização da região. Por isso, é importante à participação do parlamentar para intermediar esses encontros. Porque a nossa função além de fiscalizar e propor soluções, também é de intermediar junto ao Poder Público essas reuniões para que a população exponha as suas dificuldades e os problemas vividos nas suas comunidades”, explica Moritos Matos. A reunião aconteceu na segunda-feira, 11, na Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano – Seinfra -, na Rua Vila Cristina, 1051, Bairro São José, em Aracaju. Participou desse encontro o presidente da Associação de Moradores do Recanto da Paz – A.M.C.R.P -, Lenildo Bayer, a vice-presidente da Associação, Rosana Santos, o conselheiro fiscal, Jailson Ra..

Deputada Maria Mendonça propõe campanha de prevenção e tratamento para celulite ocular

Indicação da deputada Maria Mendonça (PP), aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), propõe ao governo do Estado, a criação de uma campanha de ação coordenada preventiva para advertência, orientação, diagnóstico precoce e tratamento da celulite ocular. A doença, segundo a parlamentar, é grave, mas ainda pouco conhecida e costumeiramente confundida com a conjuntivite, cujo tratamento precisa ser imediato. Preocupada com a disseminação da doença, Maria formulou a propositura a fim de que o governo execute as ações necessárias para prestar orientação à população, mediante o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com ações de educação, cidadania e comunicação. Para a deputada, a ausência de uma política pública voltada à conscientização sobre a celulite ocular tem levado muitas pessoas a não fazerem o tratamento adequado, “muito embora precise ser imediato, uma vez que, a evolução da doença pode levar a sérias complicações como meningite, septicemia, perda auditiva..

Sergipe recebe seminário regional para o Fórum Alternativo Mundial da Água

Sergipe recebe na próxima sexta-feira, dia 15, uma das etapas dos seminários regionais preparativos para o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) 2018. O evento acontece no plenário da Assembleia Legislativa. Com participação não apenas de Sergipe, mas também de representantes dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, este ato é fruto do requerimento nº 166/2017, apresentado pelos deputados João Daniel (PT) e Givaldo Vieira (PT/ES), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, promotora do seminário. A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) está na organização dos seminários regionais, dos quais participam diversas entidades, representantes do movimento sindical, do movimento popular, deputados federais, estaduais e vereadores, prefeitos e representantes dos executivos federal e estaduais, universidades e igrejas. Com o tema “Os desafios da universalização do acesso aos serviços de saneamento básico e a construção do Fór..

Fernando Henrique defende Lula na JF

Os depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan dados à Justiça Federal do Distrito Federal nesta terça-feira (12), por meio de videoconferência, mostram que o petista não exerceu nenhum tipo de influência para a aprovação de medidas provisórias que oferecem benefícios fiscais a indústria automobilística para, assim, receber vantagens indevidas, informou a defesa do ex-presidente Lula (PT). De acordo com um site de prestígio nacional, eles foram arrolados pela defesa na ação penal em que Lula é réu, no âmbito da Operação Zenotes. FHC prestou depoimento por cerca de 20 minutos e foi questionado pela defesa sobre os incentivos dados ao setor durante o seu governo. Foi a segunda vez que o ex-presidente deu esclarecimentos como testemunha de defesa de Lula. O petista é réu junto com seu filho Luis Cláudio Lula da Silva, ambos denunciados pelo MPF (Ministério Público Federal) sob a suspeita de participarem de um esquema de tráfico d..

Deputada Ana Lúcia classificou como “barbaridade” o assassinato da professora Ivania Santana

Em seu pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ana Lúcia classificou como “barbaridade” o assassinato da professora Ivania Santana Souza Oliveira, que atuava na área pedagógica do Colégio Estadual Guilherme Campos, no município de Campo do Brito. Ivania foi brutalmente assassinada no estacionamento da escola, na noite desta terça-feira, 12. Mais do que prestar sua solidariedade à família e aos amigos de Ivania, Ana Lúcia cobrou apuração do caso e fez uma profunda análise sobre o individualismo e o autoritarismo nas relações e a falta de controle do comportamento humano, que gera tanta violência na sociedade patriarcal, de consumo e preconceituosa em que vivemos. Ana Lúcia ressaltou que, apesar de o homicídio ter ocorrido no ambiente escolar, não foi cometido por estudantes nem foi motivado por questões relacionadas ao cotidiano da escola. “Não vamos aceitar especulações de que o crime foi cometido por estudantes. Quando Ivania estava em sala de aula, ..

Deputado Georgeo Passos lamenta casos de violência em Sergipe

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) usou o pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 13, para lamentar casos recentes de violência no Estado de Sergipe. O deputado mostrou indignação com a morte da professora Ivânia Santana Souza, em Campo do Brito, que foi assassinada na última terça-feira (12) no pátio do colégio em que lecionava. Georgeo também criticou o assalto a uma igreja no Grageru, em Aracaju, na manhã desta quarta-feira. “São dois casos que expõem a grave situação do momento delicado em que vive Sergipe. A insegurança está reinando. Em quase todas as cidades, as pessoas estão sendo vítimas dos meliantes que estão deitando e rolando”, criticou. Durante seu discurso, o deputado leu um trecho de uma reportagem do Portal G1/SE que mostrou a ação dos assaltantes na Paróquia do Grageru. Segundo a matéria, uma funcionária chegou por volta das 6h20 para abrir a igreja, quando foi surpreendida por um homem que insistiu que queria falar com o padre. Em seguida, ..

Previsão do Tempo

Aracaju,SE
nuvens dispersas
24 ° C
24 °
24 °
73%
3.6kmh
40%
qui
23 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
23 °
seg
23 °

Veja Também