Lagarto ganha Instituto e Carreta do Hospital do Câncer de Barretos
Lagarto ganha Instituto e Carreta do Hospital do Câncer de Barretos

Em uma parceria entre o Hospital do Câncer de Barretos e o Instituto Avon, e o apoio da Administração Municipal, Lagarto hoje deu um grande salto na prevenção e detecção do câncer de mama, com a inauguração do Instituto de Prevenção Anna Hora Prata que irá atender mulheres de 40 a 69 anos.

Com a nova unidade de saúde teremos capacidade de realizar procedimentos como: mamografia, exames de elucidação diagnóstica, consultas e biópsias.

Além do Instituto, também foi entregue a Carreta de Prevenção, adaptada com mamógrafo, consultório e sala de espera, que atenderá as cinco cidades da regional de saúde de Lagarto e as 14 cidades de saúde de Itabaiana.

O total de investimento foi de mais 3 milhões de reais do Instituto Avon e tem um significado marcante para o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, como retribuição às suas origens. “Tenho raízes sergipanas, minha família é daqui e tenho exemplos de amor ao próximo. Minha bisavó Anna Hora Prata, meu avô Ranulpho Prata e meu pai Paulo Prata dedicaram suas vidas em fazer o bem aos menos favorecidos”, disse emocionado.

Para o prefeito Valmir Monteiro essa parceria com o hospital que é excelência em oncologia, teremos a capacidade de atender 100 pessoas diariamente, com toda a humanização e sensibilidade que estes pacientes necessitam. “Agradeço a toda família de Henrique Prata pela vinda das unidades fixa e móvel. Seremos parceiros, principalmente na triagem das pacientes pelos nossos centros de saúde e estamos abertos para novas cooperações”, informou.

Antes da solenidade de inauguração houve um breve encontro mais informal (um café da manhã), na residência onde nasceu Ranulfo Prata, com a presença de familiares, prefeitos municipais, secretários, senadores deputados, vereadores, o vice-governador Belivaldo Chagas, imprensa, os bispos Dom Mário e Dom João e padres locais.

Na ocasião, Henrique Prata foi empossado como membro da Academia de Letras e foi recepcionado com apresentação de grupos folclóricos.

Via – Lagarto Como eu Vejo