gilson sousa-seculo xx- quadrilaha -joel-livro de gilsonNesta quarta-feira, dia 8, o jornalista Gilson Sousa lança o livro-reportagem ‘Quadrilha Junina Século XX – 52 anos de vitórias’. A obra conta em detalhes a história do grupo de brincantes dos festejos juninos formado no bairro Industrial há mais de cinco décadas e que é atualmente o mais antigo de Sergipe em atividade. O lançamento acontece no Sesc Centro (Rua Senador Rollemberg, 301, bairro São José), a partir das 18 horas.

De acordo com o autor do livro, a história da Século XX mereceu ser contada porque não se resume à atuação de uma quadrilha junina. “É muito mais que isso. A história começa com o espírito empreendedor do senhor Francisco Bispo, um cidadão pobre e de coração generoso que nos anos de 1960 criou um centro social para atender a comunidade necessitada do bairro Industrial. E a quadrilha junina nasceu dentro do centro social. A história é compensadora”, atesta Gilson Sousa.

Ao longo dos anos a quadrilha Século XX vem acumulando títulos em concursos, viagens interestaduais e apresentações memoráveis nos mais diversos arraiais dos festejos juninos da capital e do interior de Sergipe. O atual marcador da quadrilha, Joel Reis, chegou a ser eleito em 2013 como o ‘melhor marcador do Brasil’, em concurso nacional realizado na cidade de Palmas (TO).

No prefácio do livro, o jornalista e pesquisador da cultura popular, Fernando Petrônio, ressalta as várias qualidades do grupo do bairro Industrial. “História de importância cultural e antropológica, traduzida numa pesquisa minuciosa que resultou no livro do jornalista Gilson Sousa”, escreveu Petrônio. “O livro trata-se de uma rica fonte de informações sobre a nossa cultura e servirá para manter viva a memória das danças e folguedos folclóricos de Sergipe”.

Além de depoimentos de ex-integrantes e componentes atuais da quadrilha, o livro traz também um grande número de fotografias que ilustram as várias fases da Século XX, desde o início até os dias de hoje. Retrata também aspectos da cultura junina no Nordeste e em Sergipe a partir da visão da professora e pesquisadora Aglaé Fontes de Alencar. Histórias sobre o bairro Industrial, berço da quadrilha, e Rua São João, também são contadas no contexto do livro.

A noite de lançamento do livro, quarta-feira, no Sesc Centro, terá também a apresentação oficial dos trajes da quadrilha Século XX para os festejos de 2016. Além disso, será oferecido aos participantes do evento um farto jantar nordestino e um show de forró pé de serra com sanfoneiros e cantores que integram a chamada Família Século XX.

Reprodução: www.imprensa1.com

Foto: Capa do livro com imagem do repórter-fotografico Marcos Borges

gilson sousa-seculo xx- quadrilaha -joel

O post Jornalista Gilson Sousa lança o livro ‘Quadrilha Junina Século XX – 52 anos de vitórias’ apareceu primeiro em Imprensa 1.