Na tarde desta sexta-feira (10) duas pessoas reberam as córneas doadas pela família da jovem Cláudia Ticiane Freire, que morreu na sexta-feira (3), após ser atingida por uma peça de metal que caiu de uma torre do Shopping Jardins, em Aracaju. No acidente um homem também ficou ferido e segue hospitalizado.

De acordo com a cirurgiã Andreia Pinheiro informou que as cirurgias foram bem sucedidas e os pacientes já foram para casa.

saiba mais

"A doação das córneas foi uma forma de manter a memória dela viva, ajudando outras pessoas a enxergarem. Ela era uma pessoa do bem, muito feliz e de repente mudou tudo", disse Genilson Santos, tio da vítima.

Segundo o coordenador da Central de Transplante, Benito Fernandes atualmente existem 185 pessoas na fila aguardando córneas para transplante em Sergipe.

A Central de Transplantes de Sergipe é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que funciona de forma conjunta com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), ambas localizadas no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). O serviço é ligado à Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos para agilizar o procedimento e evitar a perda de órgãos. Outras informações através dos números de telefones 0800 284 3216 e (79) 3259-3491.


Leia mais no G1 Sergipe