Secretários de cultura debatem o projeto ‘Criança Feliz’

Reunião acontece na Biblioteca Pública Epifânio DóriaNesta quinta-feira, 13 de julho, o Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe realiza mais uma reunião aberta para discutir coletivamente suas ações. A pauta deste encontro trará um levantamento sobre os Sistemas Municipais de Cultura e sobre a aplicação do “Criança Feliz”, Programa do Governo Federal voltado para a primeira infância.De acordo com o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, o encontro também servirá para repassar aos gestores municipais o andamento dos projetos do Governo do Estado. A reunião, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), acontece em Aracaju, a partir das 9 horas, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), e será coordenada pelo presidente do Fórum Tiagony Hellen, que é secretário municipal de Pirambú.Criado em 2012, o Fórum Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe tem como principal objetivo trabalhar pelo fortal..

IML registra três mortes violentas por arma de fogo

IML registra três mortes violentas por arma de fogo (Foto: Arquivo Infonet)O Instituto Médico Legal (IML) registrou, durante a tarde desta terça-feira, 11, três mortes violentas por arma de fogo. Uma das vítimas era um adolescente de 17 anos. Em Propriá, de acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido a um assalto, foi alvejada e morreu ainda no local. A Criminalística realiza a perícia na área e aguardam a remoção do corpo. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos autores do crime. Em Aracaju, no bairro Farolância, um jovem de 17 anos foi assassinado. No município de Riachuelo, Ivanilson Santos Silva, de 33 anos, também morreu em decorrência de ferimentos por arma de fogo.

40% da população brasileira desconhece o tipo sanguíneo

Apenas 1,8% da população é doadora de sangue regular (Foto: FSPH)Imagine a situação: você passa mal e vai para o hospital. Ao chegar na unidade o médico pergunta qual o seu tipo sanguíneo. Você saberia responder? Se a sua resposta foi negativa, você faz parte dos 40% dos brasileiros que também não sabem o tipo do próprio sangue, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha.Com 25 anos de idade, o publicitário Jadson Franklin participou de uma campanha para doação de sangue. Ao chegar ao Hemocentro de Sergipe, percebeu que não sabia o próprio tipo sanguíneo. “Quando era mais novo tinha a curiosidade de saber meu tipo sanguíneo. Acho que a correria do trabalho me fez esquecer um pouco. Quando cheguei lá, fiz o exame e descobri que sou A positivo”, disse o publicitário.Para a gerente do Laboratório de Imuno-hematalogia do Hemose, Ana Paula Prata, saber o tipo sanguíneo ajuda em situações de risco, além de facilitar no momento da doação. “Toda vez que se faz uma transfu..

CUT diz que Reforma Trabalhista vai prejudicar economia

Rubens Marques acredita que trabalhadores viverão com o básico (Foto: arquivo Portal Infonet)A aprovação no Senado Federal do texto principal que trata da Reforma Trabalhista surpreendeu o presidente da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE), Rubens Marques. As mudanças na legislação foram aprovadas na noite desta terça-feira, 11, e agora seguem para sanção do presidente Michel Temer. “Havia uma esperança na classe trabalhadora de que a reforma não fosse aprovada. Eu honestamente cheguei a acreditar que o projeto não seria aprovado. Eu estava em um ato da Frente Brasil Popular contra a reforma e todos lá ficaram muitos surpresos com a notícia”, comenta Rubens Marques.Rubens Marques avalia a reforma como um retrocesso e acredita que a mudança pode trazer sérias consequências à vida dos trabalhadores e à economia do país. “Acho que o Brasil vai retroagir uns 100 anos. Vamos voltar à época em que não se tinha direito nenhum. A reforma vai levar o trabalhador a uma situa..

MEC autoriza curso de Odontologia para Uninassau

Aulas devem ter início no segundo semestre deste anoA Faculdade Uninassau Aracaju está em constante expansão. A prova disso é que a Instituição recebeu a aprovação de mais um curso: Odontologia. A nova graduação vai dispor de 240 vagas anuais, com previsão de formação de turma para o segundo semestre de 2017. O curso se integra ao portfólio de 31 graduações presenciais já oferecidas na unidade. O bacharel em Odontologia é o responsável pelo tratamento de toda região que envolve dentes, boca e os ossos da face. É ele quem restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua. O odontólogo está apto a atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. Também está capacitado a identificar doenças através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais e, a partir do diagnóstico, sugerir o tratamento mais adequado e receitar medicamentos. A área de atuação do ..

Pelotão de Choque destrói barracos no Santa Maria

Momento em que PM lançam spray de pimenta contra ocupantes (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)Os apelos, o cordão humano e nem mesmo a presença de crianças no local foram suficientes para impedir a destruição dos barracos construídos em um terreno na avenida A, no bairro Santa Maria, em área na região do Loteamento Marivan, por famílias sem teto. Desde às 5h30 da manhã desta quarta-feira, 12, policiais militares estão na região para cumprir determinação judicial pela reintegração de posse emitida pelo juízo da 9ª Vara Cível em favor de uma construtora que se intitula proprietária da área, estimada em mais de 99,6 metros quadrados.As famílias que ocuparam a área desde o início deste ano tentaram impedir a destruição das casas de alvenaria já erguidas no local, fizeram uma espécie de cordão humano, mas os policiais do Pelotão de Choque reagiram, invadiram imóveis onde os moradores permaneciam trancafiados e lançaram spray de pimenta contra aqueles que tentaram impedir a entrada ..

Feirantes do Suíssa terão novo local para comercializar

O novo espaço é entre a Rua Leonel Curvelo com rua João Costa (Foto: Arquivo Infonet)A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vai alterar, a partir da próxima sexta-feira, 14, o local da feira livre do bairro Suíssa, na zona Sul da capital. A feira, que estava sendo realizada dentro das dependências do Clube Esportivo Sergipe, na avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro), será instalada no trecho entre a Rua Leonel Curvelo com rua João Rocha Sobrinho e continuará sendo realizada durante as sextas.Na última quinta-feira, 06, por decisão unilateral da diretoria do clube Sergipe, houve a interrupção da feira. "Acompanhamos o presidente Luiz Roberto para fazer a visita nos locais possíveis. Após analisarmos toda a logística de fluxo de pessoas e do trânsito na nova área da feira, foi definido essa alteração de endereço”, explicou o Diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Bira Rabelo.Fonte: Emsurb

Vendas de motocicletas caem 9% no primeiro semestre

As vendas totalizaram no primeiro semestre 427.198 unidades (Foto: Arquivo Infonet)As vendas de motocicletas no primeiro semestre de 2017 totalizaram 427.198 unidades, 9% a menos que o registrado no mesmo período do ano passado. Em junho, no entanto, a média diária de vendas foi de 3.416 motos, 2,5% superior à registrada no mesmo mês de 2016. Os dados, divulgados no dia 11, são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).Segundo o presidente da entidade, Marcos Fermanian, o setor deverá obter um resultado melhor no segundo semestre. “Historicamente, o segundo semestre tem melhor desempenho de vendas. Além disso, outros fatores como o Salão Duas Rodas, o décimo terceiro salário e a chegada do verão ajudarão a fechar o ano com resultados um pouco mais satisfatórios”, calcula.A produção de motocicletas também registrou queda no primeiro semestre do ano. No período foram produzidas 423.750 unidades, uma redu..

Amese denuncia uso de coletes vencidos por alunos

A denúncia também foi levada ao MPE (Foto: blog Espaço Militar/Amese)A Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese) denuncia o uso de colete vencido por alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da PMSE. Segundo a denúncia, o colete balístico foi fabricado em 12 de novembro de 2009, com prazo de validade de cinco anos, tendo que ser trocado em 2014.De acordo com o assessor jurídico da Amese, o advogado Márlio Damasceno, o problema é que os alunos estão utilizando o colete que foi vencido há dois anos. “Esse problema não é de agora e a gente sempre vem denunciando. Os alunos estão usando o colete com dois anos de vencido. A PM diz que sempre vai tomar providências, mas vira e mexe isso acontece”, denuncia.Márlio Damasceno ainda faz um alerta sobre o perigo que é utilizar um colete fora do prazo de validade. “Se a bala varar é perigoso porque pode atingir um aluno e também porque o próprio fabricante não vai querer se responsabilizar pelo colete vencido”, informa. ..

Homem é feito refém em Simão Dias

Acusado está ameaçando a vítima com uma faca (Foto circula pelas redes sociais)Um homem está sendo feito refém neste momento, em Simão Dias. Conforme as primeiras informações da Polícia Militar, o acusado está ameaçando a vítima com uma faca em seu pescoço. A localização exata da ocorrência e a motivação da ação ainda não foram divulgadas.Equipes de negociação do 5º Batalhão da PM que atuam na região estão se dirigindo ao local afim de intermediar a situação. O Portal Infonet está acompanhando a situação e, em breve, trará com mais informações.Por Jéssica França

Previsão do Tempo

Aracaju,SE
nuvens dispersas
26 ° C
26 °
26 °
61%
6.2kmh
40%
sex
22 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
23 °
ter
22 °

Veja Também